fbpx

Somos o que fazemos para mudarmos o que somos

Blog Sobre Coaching

O QUE É LIDERANÇA

O QUE É LIDERANÇA

O que é liderança para você? Responder a essa pergunta, sobretudo com clareza e exatidão, para muitas pessoas não é uma tarefa simples.

O que é liderança é uma pergunta que estudiosos também tentam responder há tempos. Para muitos é a força resultante da influência que um indivíduo exerce sobre as demais pessoas em seu entorno.

Platão, em “A República”, discute que líderes devem ser educados com a razão e outros como Confúcio, Lao-Tse e Sun-Tzu afirmavam que o “rei” deveria ser sábio!

Habilidade para influenciar indivíduos para que, assim, com sua contribuição individual, possam atinjam um objetivo específico, enquanto grupo é o que é liderança.


ESTUDOS SOBRE O QUE É LIDERANÇA

estudos lideranca coaching

Elton Mayo e a “Teoria das Relações Humanas”

Em 1929, devido a Grande Depressão, surge a “Teoria das Relações Humanas” que enxergava no empregado um indivíduo com necessidades que tinham potencial para alterar sua produtividade.

Esta teoria resultou das experiências de Elton Mayo, chamadas “Experiências de Hawthorne” que o levou a fundar o “Movimento das Relações Humanas” o qual se opunha portanto ao trabalho desenvolvido por Frederick Taylor na “Teoria Clássica da Administração”.

Idalberto Chiavenato Autoridade em RH e Administração

Autor de vários livros especialmente sobre administração e recursos humanos, Chiavenato afirma que a “Teoria das Relações Humanas” nos apresenta 03 teorias sobre liderança:

Ela afirma que o líder possui uma personalidade carismática que o qualifica para a função.

Nela nos é apresentados 4 estilos de liderança: autocrática, participativa, democrática e liberal.

Nos diz que o líder pode assumir, conforme a ocasião, diferentes padrões de liderança.

Francisco Lacombe Professor e Autor de Administração

Enquanto que para Chiavenato a liderança estava sob os argumentos das 03 teorias acima, para Francisco Lacombe a liderança era fruto do poder, seja ele:

  • O Poder legítimo

Aquele decorrente do exercício de um cargo

  • O Poder de referência

Que descende das qualidades e carisma do líder

  • O Poder do saber

Exercido por aquele que detém os conhecimentos necessários.


5 TIPOS DE LIDERANÇA

Tipos de liderança coaching

Você exerce liderança? Se sim, você pode afirmar qual tipo de liderança é o seu?

Não há consenso sobre quantos tipos de liderança existem. A cada dia descobre-se um novo tipo e como resultado estudos falam em 03 e  em até 13 tipos de liderança!

O que se sabe de fato é que a persona influi diretamente no estilo de liderança do líder.

Portanto, listamos abaixo 5 tipos de liderança. você se reconhece em algum deles?

  • A Liderança Liberal

O Líder Liberal deixa a cargo dos próprios profissionais a gerência dos resultados de seus trabalhos. Este tipo de liderança aposta na confiança e capacidade de seus liderados, entretanto, esta opção exige atenção para que não sejam cometidos falhas graves por inexperiência dos liderados.

  • A Liderança Visionária

O Líder Visionário possui um aguçado senso de oportunidade e é sempre otimista com relação a situação e ou pessoas. Ele enxerga a importância dos liderados na obtenção dos resultados desejados e os motiva constantemente.

  • A Liderança Autocrática

Solitário, o Líder Autocrático não estimula a participação dos liderados nos projetos, consequentemente são pessoas enérgicas que cobram sistematicamente seus liderados, oprimindo-os, por vê-los como concorrentes… seus liderados estão em constante desconforto e com performance limitada.

  • A Liderança Exigente

O Líder Exigente está antenado em tudo que acontece ao seu redor para que nada passe despercebido e eles também acreditam que a perfeição é o caminho para se obter excelentes resultados e para isso não há espaço para o menor dos erros por parte de seus liderados.

  • A Liderança Democrática

O Líder Democrático estimula seus liderados a participar e opinar sobre decisões importantes para o grupo. Para ele críticas, sugestões e ideias são importantes para lapidação de projetos e liderados, assim este tipo de liderança acredita que a abertura ao diálogo contribui para uma melhor dissolvição de problemas internos e performance do grupo.

Inteligência, equilíbrio, sensatez, discernimento e foco são algumas das características desse líder.


DIFERENÇAS ENTRE CHEFE E LÍDER

diferença entre chefe e líder

Conhecer a etimologia das palavras nos auxilia muito na compreensão exata da aplicação de alguns rótulos e como eles podem nos enganar.

Enquanto que a palavra “chefe”, segundo a etimologia, significa “aquele que está a frente de qualquer coisa” a palavra líder descende do inglês “lead” que significa “ir a frente”, “conduzir”.

Creio que dessa forma fica mais fácil para você perceber a diferença entre essas duas nomenclaturas e o propósito delas.

Líder e chefe são personas totalmente diferentes. Liderança é um exercício totalmente diferente da chefia.

Ser Chefe não é ser Líder

O líder é consciente de que ele também é suscetível a erros, e é essa consciência que o torna estável diante de crises e erros alheios!

A autoridade do chefe parece que é decorrente apenas do cargo que lhe é investido o qual lhe confere poderes para tomar decisões delimitadas por este mesmo cargo, enquanto que a autoridade do líder é oriunda de suas ideias e ações que inspiram os demais ao seu redor, lhe conferindo a capacidade de influenciá-los e não pelo cargo que ocupa.


O LÍDER COACH NAS ORGANIZAÇÕES E SEUS EXEMPLOS

liderança coaching líder coach

O líder coach é o indivíduo que pratica os conceitos de coaching para desenvolver o capital humano e lidar objetivamente com situações que lhe exigem flexibilidade, criatividade, inovação e eficiência e superar expectativas obtendo muito mais resultados!

Para a liderança, o coaching é a melhor e mais completa ferramenta para a formação de líderes nas organizações.

O líder coach não precisa, sobretudo, realizar sessões de coaching, ele tem a sua disposição as competências necessárias para praticar o coaching no seu dia a dia, informalmente, obtendo significativos resultados de sua equipe!

O líder coach faz perguntas que tem o poder de desconstruir crenças que possam estar interferindo nos resultados de um indivíduo de sua equipe. Também é alguém que evita julgamentos e ouve os outros sem preconceitos!

O líder coach assume suas responsabilidades e além disso busca o desenvolvimento de sua inteligência emocional, detecta oportunidades, desenvolve e estimula o aprendizado!

Finalmente, é importante salientar que qualquer pessoa tem condições de tornar-se um líder coach


CARACTERÍSTICAS DO LÍDER COACH

lideranca-coaching-características

O líder coach apresenta uma série de características que o diferenciam dos demais!

  • O líder coach tem empatia

Empatia é determinante para que o líder coach conheça melhor seus liderados, colocando-se no lugar deles que se deparam com problemas que ele não enfrenta. A empatia não o obriga a concordar ou discordar, mas o habilita a argumentar!

Tratamento personalizado é o que o líder coach, em primeiro lugar, dispensa aos seus liderados. Ele reconhece as diferenças entre os membros de seu grupo e se esforça para saciar suas necessidades. Por exemplo, a um colaborador imaturo, inseguro, o líder lhe transmite segurança, ao ponto que, para o colaborador confiante em seu ofício, o líder coach lhe cede liberdade!

  • Autoconhecimento, a base para entender o outro

Somente se conhecendo é que provavelmente o líder coach poderá se colocar no lugar do outro e por isso o líder coach investe diuturnamente em si mesmo, buscando se conhecer cada vez mais profundamente!

O líder tem conhecimento das expectativas dos liderados e, atento a isso, como resultado se esforça para superá-las!

  • O líder coach compartilha conhecimento

Partilhar informações é partilhar conhecimento e liderados com conhecimento performam melhor. A ideia de ser exclusivo por ser o único com o conhecimento de determinado processo não interessa ao líder coach.

  • Um eterno aprendiz na liderança

O líder está em constante processo de aprendizagem, parece que sempre está adquirindo novos conhecimentos, pesquisando acerca de seu ofício e de si mesmo!

  • Preparado para o futuro!

Gestão de tempo é primordial ao líder, assim ele lida o tempo inteiro com mudanças que acarretam um volume considerável de informação e administrar essas mudanças definindo quais são as novas prioridades é essencial ao líder.

O líder faz constantemente uma leitura dos fatos tentando antecipar os movimentos dos processos que o cercam e isso não se trata de adivinhação, especialmente relevante, trata-se de estar atento aos sinais!

  • Humildade para preparar sucessores

Humildade é algo que o líder transmite e reconhece! Por isso o líder ouve todos e a todos lhe dá a devida atenção, visto que o oposto de humildade é a arrogância, caracterizada pela subestimação alheia.

Por não ter medo de perder sua função e ou cargo, reconhece no outro,  entre seus liderados, aqueles que têm condições de tornar-se líderes!

Compreende perfeitamente a diferença entre franqueza com má educação, consequentemente vai direto ao ponto, sem grosserias, fazendo uso da assertividade!


O LÍDER COACH COMO EXEMPLO DE MODELO

líder coach como modelo

O líder coach é sobretudo comprometido, traz resultados, apoia, coopera e lidera pelo exemplo que dá! Por isso se torna uma referência no grupo!

Que as ações confirmem as palavras” é a premissa do líder coach como modelo de inspiração aos demais.

Este capital moral que o líder coach acumula, como resultado, lhe dá autoridade para transformar crenças, atitudes e o comprometimento de seus seguidores!

E, provavelmente, nada influencia mais do que o exemplo. É através do exemplo que nos tornamos modelo e damos às pessoas a possibilidade de crer que a execução daquele propósito é possível inspirando-as a entrarem em ação!

Com isso, o líder coach cria a possibilidade de potencializar, capacitar, energizar e desafiar as pessoas.


COMPETÊNCIA PARA LIDERAR EQUIPES

lideranca-coaching-competencias

Liderar equipes requer, além disso tudo que mencionamos acima, uma série de competências que podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa.

É necessário, portanto, ao liderar equipes, que o líder coach modele seus comportamentos para que seus colaboradores o tenham como líder e reproduzam seus comportamentos e sua forma de agir.

Para alcançar isso, o líder coach faz uso, tanto quanto possível, de uma técnica estruturada em seis etapas:

  • Questione-se

Para descobrir quais são seus objetivos e, além disso, compare estas respostas com sua atual situação e assim você perceberá a distância real entre você e seus objetivos e o que você precisa fazer para alcançá-los!

  • Manter a coerência

Fazer com que suas ações confirmem suas palavras tanto quanto dizer o que se pensa é especialmente relevante para aumentar seu capital moral… e ser consistente, assim como viver seus valores transmite convicção!

  • Faça uso de seu tempo com qualidade

Líderes, por natureza, estão sempre atarefados, ainda assim, conversar com seu colaborador é primordial… ele necessita de sua atenção e feedback.

  • Fracione suas ações!

Segmentar, dividir, fracionar suas experiências, conhecimentos e ações em partes menores ou maiores, mais específicas ou mais amplas. Isso ajudará a obter respostas rápidas e lhe trará ânimo para seguir adiante!

  • Corrija sua postura!

Palavras devem ser coerentes com ações e também com postura e não ser opostas a ela. Por exemplo, como transmitir confiança aos colaboradores discursando curvado e com olhar cabisbaixo?

  • Ofereça excelência aos outros!

É necessário que você esteja em constante desenvolvimento, aprendizado e evolução. O BCI (Behavorial Coaching Institute) tem um modelo de aprendizado de 5 etapas:

  • Descrição
  • Reflexão
  • Avaliação
  • Exploração de opções
  • Planejamento e ação.

 

 

LÍDER COACH CURSO, LIVRO, PDF…

lideranca coach para estar no topo

Finalmente, após ler tudo acima, talvez, tenham surgido dúvidas como:

  • Qual a melhor maneira de aplicar as técnicas mencionadas no meu dia a dia?
  • Estas são as únicas técnicas para se tornar um líder coach?
  • Que curso, portanto, eu faço para me tornar um líder coach?
  • Qual livro eu devo ler para me tornar um líder coach?
  • Eu encontro um pdf que me ensine a me tornar um líder coach?
  • A minha resposta para você é simples e verdadeira:

Vivencie um processo de coaching!

No texto acima falei sobre muitos assuntos e sobre empatia tmabém, que é se colocar no lugar do outro. Portanto, seja um coachee antes de ser um coach.

Uma sessão experimental talvez poderá lhe ajudar a tomar decisões e, quem sabe, seguir uma outra direção e dar um novo rumo à sua jornada!

A LIDERANÇA JÁ ESTÁ EM VOCÊ!

O LÍDER JÁ EXISTE DENTRO DE VOCÊ!

Com Coaching Você Pode Libertá-lo!

Compartilhe :

Deixe seu comentário ;D

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *